Bebê · Bem Estar · Criança · Maternidade · Pais e filhos · Saúde

Massagem no bebê: confira os benefícios

Uma massagem traz muitos benefícios para nós adultos, inclusive para a saúde. A massagem no bebê não é diferente, então, nesse post, confira benefícios não só para o bebê mas para a mãe e o pai, fortalecendo o vinculo de afeto entre todos.

massagem no bebe

Leia também:

Banho do bebê: um momento de relaxamento

Pele do recém-nascido: como cuidar

Quando o bebê quer colo ou quando está no colo e apalpa, quer subir o pescoço e nós o abraçamos e o acariciamos ele se conforta. Isso significa que o ser humano precisa do toque, do contato físico. É uma questão de necessidade. O bebê sente na pele, via tato (que é o primeiro sentido a se desenvolver), o amor, a atenção, a segurança, o cuidado e o conforto transmitidos pelos pais. E, assim, relaxa, dorme e cresce mais saudável.

massagem no bebe

Leia também:

Planejando a gravidez? Veja 10 cuidados necessários antes de engravidar

Gravidez: produtos necessários para os cuidados com a pele

Confira os benefícios da massagem no bebê:

1- Acalma o bebê agitado, pois promove o desenvolvimento equilibrado do sistema nervoso e diminui os níveis de stress do bebê.

2- Melhora o seu sono, tornando-o mais tranquilo, despertando menos durante a noite.

3- Ajuda  aliviar as cólicas, pois melhora a digestão e combate o refluxo.

4- Harmoniza possíveis desconfortos físicos com o relaxamento dos músculos.

5- Fortalece o vinculo entre a mãe e/ou o pai por meio de momentos de qualidade e atenção.

6- Contribui para o equilíbrio do sistema emocional e energético

7- Melhora da respiração.

8- O bebê fica mais calmo pois tem atenção diariamente.

9- Promove o bem-estar do bebê, promovendo momentos de relaxamento e com isso aumentando a concentração.

10- Reforça o sistema imunológico.

massagem no bebe

A massagem Shantala é a mais praticada no momento. A Shantala é uma massagem de origem indiana que ajuda no relaxamento do bebê e, além de inúmeros benefícios, possibilita um vínculo ainda maior entre mãe/pai e o seu filho.

É muito comum ver mães praticando a Shantala em seus bebês. A prática promove uma aproximação com a criança, assim como as outras atividades de cuidados do dia a dia, como trocar a fralda, dar banho, colocar para dormir. Mãe e filho vão se conhecendo cada vez mais, e se entendendo com mais facilidade. Assim como todas essas outras atividades de cuidado – exceto pela amamentação –, a massagem pode ser realizada pelo pai.

Leia também:

Meditação: os benefícios que esse hábito traz

Autoestima: como pode afetar a nossa saúde

Cada bebê é único

A massagem ideal para o seu bebê é ele quem vai mostrar o jeito que mais gosta. Conforme vai fazendo a massagem, você vai observando o comportamento do seu  bebê e os resultados.

massagem no bebe

Dica Importante

Não faça a massagem logo antes e nem depois da alimentação. Se for leite materno, espere de 30 a 40 minutos; para fórmula e refeições, 1 hora.

A massagem no bebê vai causar friagem?

Esta é uma dúvida comum para mães e pais, já que o bebê costuma estar despido durante a massagem. Além de preparar o cenário antes de começar, fechando portas e janelas, procure uma superfície macia como o colchão e cubra com uma fralda ou toalha para então deitar o bebê. Se mesmo assim estiver frio, uma opção é usar aquecedor e proteger o tronco do bebê. Nesse caso, priorize os movimentos de braços, pernas e pés. E, claro, se ele estiver resfriado ou com febre, nada de massagem.

massagem no bebe

Confira mais dicas em:

Pinterest:

https://br.pinterest.com/jupaivabemestar/

Instagram:

@blog_da_jupaiva

Referências:

https://www.natura.com.br/blog/familia/momento-mamae-e-bebe-massagem-e-bom-e-o-bebe-gosta?iprom_id=cat_infantil&iprom_name=destaque_materiasblog&iprom_creative=mat_leiamais_massagembebe&iprom_pos=1&consultoria=jupaiva

https://www.tuasaude.com/massagem-shantala/

Deixe uma resposta