Bem Estar · Cabelo cacheado · Cabelos · Cabelos cacheados · Cabelos com frizz · Cabelos ressecados · Cabelos saudáveis · Co-wash · Cronograma Capilar · Hidratação capilar · Mulher · Nutrição Capilar

Cabelo cacheado: guia completo de cuidados

Você quer assumir seu cabelo cacheado, mas tem medo de não saber lidar com o cabelo natural? Nesse post te trago um guia completo de cuidados para o seu cabelo cacheado se manter lindão.

cabelo cacheado

Leia também: 

https://jupaivabemestar.com/2019/07/19/4-dicas-para-ter-cabelos-saudaveis-no-inverno/

Com os cuidados adequados, você pode usar seu cabelo cacheado livremente e sentir-se linda! Deixar o alisamento é se empoderar, é ter a coragem de romper o padrão de beleza e acreditar na beleza natural como fonte de autoestima e autoconfiança.

Cabelo cacheado é uma característica de mulher forte e determinada porque sabemos que os cachos dão mais trabalho, ou seja, não é para qualquer uma!

cabelo cacheado

Leia também:

Cabelo de menina: como lavar e cuidar

Como estimular o crescimento do cabelo

Transição capilar

Vamos recuperar os cachos? Primeiro é aceitar que seu cabelo tem curvas, volume e é isso que o torna bonito. Cabelo cacheado é um marco na sua beleza e você tem que amá-lo e amar-se com ele.

cabelo cacheado

Para recuperar os cachos, o primeiro passo é aceitar que seu cabelo tem volume, curvas e que isso é que o torna bonito. É amar os cachos e se amar de cachos.

Sabemos que a transição capilar não é fácil mas, não é impossível. Conforme o cabelo vai crescendo e nascendo, vai ficando desigual, mas não se preocupe. Siga alguns cuidados que ele logo vai ficar divo!

Leia também:

https://jupaivabemestar.com/2019/03/25/cabelos-uso-do-shampoo/

Como lavar cabelo cacheado do jeito certo

Cabelo cacheado é mais ressecado, portanto não deve ser lavado todos os dias e sim, no máximo, três vezes na semana. O shampoo resseca mais ainda os fios e também você vai perceber que não tem necessidade de lavar todos os dias.

cabelo cacheado

Leia também:

Passo a passo para lavar bem os cabelos

Produtos indicados para lavar os cabelos cacheados 

1- Loow poo: pouco shampoo, ou seja, possui poucos ingredientes que um shampoo normal tem;

2- No poo: nenhum shampoo, ou seja, não contém nenhum ingrediente que um shampoo normal tem, é mais natural;

3- Shampoo nutritivo: é um produto com ativos nutritivos o que não resseca os fios.
cabelo cacheado

Hidratação, Nutrição e Reconstrução

Seu cabelo cacheado também vai precisar das etapas do cronograma capilar para ajudar na transição e depois mantê-lo saudável.

Leia também:

Cronograma Capilar: o que é e como fazer

A hidratação é a manutenção essencial do cabelo que lhe devolve a água perdida.

O cabelo cacheado costuma ser mais seco nas pontas, porque a oleosidade natural não percorre o fio inteiro para deixá-lo hidratado. Por isso a hidratação é fundamental para devolver a maciez, o brilho natural dos fios e, assim, poder modelá-los com mais facilidade. Procure máscaras que tenham bastante ativos hidratantes na composição.

A nutrição ou umectação é a etapa que devolve a oleosidade natural aos fios, quando eles estão com aspecto seco, áspero, sem definição e sem brilho. Procure máscaras ou óleos vegetais para esse tratamento. Indico fazer a umectação pelo menos uma vez na semana, você vai sentir o resultado melhor.

A umectação é passar um óleo vegetal nos fios, deixar agindo por no mínimo 1 hora e depois lavar com um shampoo, de preferência o nutritivo. A umectação deixa os cachos mais definidos, com brilho e macios.

cabelo cacheado

Leia também:

Cronograma Capilar: o que é e como fazer

Se houver necessidade de reparo profundo nos fios pode fazer a etapa da reconstrução. Ao passar por processos químicos intensos, como a descoloração ou o alisamento, o cabelo perde massa e precisa dessa reposição de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos. 

No mercado temos máscaras de reconstrução que ao mesmo tempo que reconstrói os fios também hidrata ou nutre, evitando assim o ressecamento.

Como finalizar o cabelo cacheado

A finalização dos cachos é um momento que vai deixá-los mais definidos. Após lavar e hidratar ou nutrir, use finalizadores próprios para cabelo cacheado como os modeladores, ativadores de cachos, cremes para pentear. 

Uma técnica utilizada é a fitagem dos fios:

1- Lave o cabelo normalmente;

2- Seque com a toalha (camiseta de algodão que é bem melhor);

3- Separe as mechas bem fininhas, passe o produto o finalizador por todo o comprimento do fio e defina o cacho usando os dedos ou amassando de baixo para cima e pronto.

cabelo cacheado

Leia também:

Cabelo com frizz? Confira as causas e soluções

Secagem natural

Depois de lavado é interessante tirar a umidade do cabelo usando uma camiseta de algodão, pois ela retira o excesso de água dos fios sem causar frizz. Quando secar os fios com a camiseta ou a toalha, jamais, deve esfregar os fios mas sim apertá-los com o tecido. Use o finalizador.

Feito isso, o ideal é deixar que os fios sequem naturalmente, sem secador e sem vento, para melhor definição dos cachos e, principalmente, para reduzir o frizz. 

cabelo cacheado

Secagem com secador

Se não for possível secar ao natural, deve usar o protetor térmico e, de preferência, usar o difusor de cabelo. Ele é apropriado para secar e definir os cachos. Use na temperatura média e de baixo para cima.

Leia também:

Cabelos saudáveis, sim é possível

Onde encontrar produtos para facilitar seus dias:

https://www.natura.com.br/c/tudo-em-cabelos?consultoria=jupaiva

https://www.belezanaweb.com.br/cabelos/tipos-de-cabelo/cacheados-ou-ondulados/

Dicas para facilitar o dia a dia

Para manter o cabelo cacheado bonitão é necessário mais alguns cuidados:
  • Use fronha de cetim pois esse tecido diminui o atrito, reduz o frizz e mantém a definição no lugar até a próxima lavagem.
  • Se você não tem fronha de cetim, faça um coque e use uma touca feita de meia calça ou de tecido de algodão, para evitar o atrito com o travesseiro.
  • Acordou e, mesmo com touca, coque e fronha, os cachos estão bagunçados, use um umidificador ou reativador de cachos que tudo estará resolvido.
  • Procure fazer tratamentos para o cabelo cacheado que podem ser feitos no banho. Você economiza tempo e dinheiro e consegue mantê-lo saudável.

Gostou das dicas? Comente e deixe suas dicas.

Referências:
https://www.natura.com.br/blog/cabelo/guia-completo-de-cuidados-para-cabelo-cacheado

https://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/fitagem-passo-a-passo-da-tecnica-para-definir-os-cachos-com-creme-de-pentear_a11660/1

 

Deixe uma resposta