Autoestima · Beleza · Bem Estar · Motivação · Saúde

Autoestima: como pode afetar a nossa saúde

A autoestima está relacionada a nossa qualidade de vida e a saúde de forma bem visível. Com minhas palavras, nesse texto vou falar sobre esse comportamento que se torna cada vez mais necessário para o ser humano.

autoestima

Leia também:

Vitamina C: os benefícios para a saúde

Dormir bem só traz benefícios para o bem estar

Vamos a algumas definições:

Segundo o dicionário Priberam autoestima é apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos.

https://dicionario.priberam.org/autoestima

Estima é carinho, apreço, afeto em relação a alguém ou a algo. O prefixo auto significa aquilo que é próprio, pertence ou funciona a si mesmo. Ou seja, a autoestima é pessoal e está relacionada às ações pessoais de cada um.

autoestima

Leia também:

Meditação: os benefícios que esse hábito traz

A autoestima tanto pode estar baixa ou alta. Quando a autoestima está alta temos a sensação de bem estar, pensamento positivo, senso de humor, ficamos motivados a realizar as tarefas do dia a dia. Isso tudo contribui para desenvolvimento de novas ideias, projetos e, consequentemente, tem mais chances de tudo dar certo.

autoestima

  • Como a autoestima alta pode afetar a nossa saúde

A autoestima elevada influencia muito na nossa saúde como um todo. Ficamos com a sensação de bem estar, produtividade, nos sentimos bonitos por dentro e por fora. Consequentemente, a nossa saúde melhora ou se matém boa.

autoestima

Porém quando estamos com autoestima baixa ficamos com comportamento de desânimo, não conseguimos ficar felizes com as boas ações, não conseguimos enxergar a nossa beleza interior e exterior. Geralmente as pessoas se acham feias e não conseguem produzir.

Leia também:

Batom vermelho: mitos e verdades sobre esse clássico

  • Como a autoestima baixa pode afetar a nossa saúde

A autoestima baixa nos causa mal estar, angústia, medo, ansiedade, perca de apetite, pensamentos acelerados, desentendimento com quem está próximo de nós, etc. Tudo isso pode nos levar a depressão.

autoestima

Leia também:

Cabelos saudáveis, sim é possível

Por isso é importante cuidar da nossa autoestima, procurando sempre mantê-la saudável, caso contrário, pode trazer prejuízos à nossa saúde, a nossa vida social e conjugal. Devemos sempre buscar ajuda de pessoas mais próximas de nós, ajuda profissional, caso necessário. Desenvolver a autoestima é um exercício diário de motivação e bem estar e que depende de nossas próprias ações.

Deixe uma resposta