Bem Estar · Dormir bem · Saúde

Dormir bem só traz benefícios para o bem estar

O descanso da mente e do corpo é sempre bem vindo, merecido e indispensável para a nossa saúde e qualidade de vida e o que vai proporcionar isso é dormir bem.

Leia também:

Meditação: os benefícios que esse hábito traz

O descanso renova nossas energias para melhorar nosso desemprenho em toda e qualquer atividade de nossas vidas. Nada melhor que uma noite bem dormida para proporcionar esse descanso merecido.

Leia também:

Café da manhã: a importância e os benefícios

Dormir bem

Dormir bem é necessário e não pode ser levado com pouco caso. De nada adianta obter uma vida financeira boa, estável, segura se não tivermos saúde suficiente para desfrutá-la.

Dormir bem

A necessidade de horas de sono (a noite) vai depender de cada organismo, varia de 6 a 8 horas para adultos. Para as crianças a necessidade de sono é maior. Dormir mal (como insônia) ou menos que a necessidade do organismo só vai trazer malefícios a saúde, em muitos casos irreparáveis.

Leia também:

Cuidados essenciais com a pele do bebê e criança

Cabelo de menina: como lavar e cuidar

Dormir bem

Vamos a alguns dos benefícios de dormir bem:

  • Recarrega as energias

O sono profundo vai proporcionar e eliminação dos hormônios da fadiga e estresse e promover os hormônios responsáveis pelo bem estar e as energias (não é só alimento que nos traz energia o descanso também).

  • Fortalece a memória:

Pessoas que conseguem dormir bem absorve melhor os conteúdos aprendidos no dia anterior e, com a mente descansada, vai aprender mais no dia seguinte.

  • Previne a obesidade:

Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade – portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. Outro fator da obesidade é a falta de sono ou dormir tarde demais em que a pessoa preenche as horas comendo.

  • Previne o envelhecimento precoce:

Dormir bem vai ajudar com que as células da pele descansam e se renovam, prevenindo rugas e linhas de expressão. A pele se sente rejuvenescida.

Dormir bem
  • Previne depressão:

O descanso da mente vai evitar que a pessoa tenha maus pensamentos, pois a mente descansada se torna sã, e isso obtém pensamentos positivos.

  • Melhora o desempenho físico:

Tanto para trabalhar, estudar, realizar as tarefas do dia a dia ou fazer exercícios físicos sentindo-se bem, a mente tem que estar bem e, para isso é necessário dormir bem.

  • Aumenta a produtividade:

Sem dúvidas, mais uma vez, menciono que a mente descansada se torna sã e com isso a produtividade só aumenta, tanto no trabalho quanto nos estudos. Do contrário o organismo não aguenta realizar as atividades com a mesma intensidade.

Dormir bem
  • Previne o estresse:

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.

Dicas importantes para dormir bem e com qualidade:

  • Colchão adequado: é imprescindível o colchão ser de boa qualidade e adequado ao seu peso
  • Silêncio: sem ruídos que causam agitação da mente, proporcionar um ambiente tranquilo
  • Luz baixa ou sem luz: a iluminação conta muito, pois a luz acesa causa dispersão e agitação da mente
  • Evitar eletrônicos antes dormir: é muito importante não usar os eletrônicos antes de dormir, seja a trabalho ou distração ou até mesmo para que o sono venha. As informações que visualizou irá atrapalhar você a dormir bem.
Dormir bem

Espero que tenha gostado do texto e das dicas para ficarmos bem com a nossa saúde.

Um abraço, e até mais.

Leia também:

Vitamina C: os benefícios para a saúde

Planejando a gravidez? Veja 10 cuidados necessários antes de engravidar

 

Deixe uma resposta