Publicado em Bebê, Cabelos, Cabelos de crianças, Criança

Cabelo de menina: como lavar e cuidar

Os cabelos e o ouro cabeludo das crianças são muito delicados desde o nascimento e, portanto, necessitam de cuidados e uso de produtos diferenciados dos cabelos dos adultos. Cabelos de meninas então nem se fala, conforme vai crescendo vai dando mais trabalho, as mamães de meninas já sabem. Por isso nesse post vamos falar especialmente dos cabelos das princesas pois, afinal de contas, dão mais trabalho mas ficam lindos quando bem cuidados.

Uma menina tomando banho em uma banheira e lavando os cabelos com bastante espuma.

Quando bebê, o cabelo da menina deve ser lavado somente com shampoo ou sabonete específico para bebês para evitar alergias, não tem necessidade de usar o condicionador.

Uma menina tomando banho e lavando o cabelo com bastante espuma

Leia o post: Como cuidar da pele dos bebês e crianças

https://jupaivabemestar.com/2019/04/13/cuidados-essenciais-com-a-pele-do-bebe-e-crianca/

Conforme o cabelinho vai crescendo, se a mãe notar que começa a ficar ressecado ou embaraçando, então usa também o condicionador e se necessário um creme de pentear.

Sempre dê preferência para os produtos próprios para crianças, pois eles possuem formulação especial, natural para cuidar do cabelo da criança que é diferente do adulto.

Tanto cabelo liso quanto os cacheados são finos e embaraçam com facilidade. Os lisos a ondulados são naturalmente mais hidratados e os cacheados tendem a ser ressecados. Porém não se preocupe com os cacheados pois, cuidando direitinho vai ficar super hidratado e maravilhoso.

Veja algumas dicas de cuidados

  • Cabelos lisos

Cabelo liso como já dito mais hidratado por natureza, porém precisa cuidar para não embaraçar ou levar ao ressecamento.

Uma menina com tranças no cabelo.
  • Cabelos ondulados

Cabelo ondulado tende a ser hidratado naturalmente, mas precisa cuidar para não ressecar.

Uma menina de cabelos encaracolados e ruivos com uma flor azul no cabelo.
  • Cabelos cacheados ou crespos

São naturalmente mais ressecados, devido a textura encaracolada os fios não produzem o óleo naturalmente. Mas não são todos, tem cachinhos que são nutridos naturalmente.

Uma menina de cabelo crespo, loiro  com uma flor rosa no cabelo.
Uma menina morena de cabelos cacheados castanho.

Lavar: a maneira de lavar pode ser igual para todos tipos de cabelos. Aplique na palma da mão uma quantidade pequena de shampoo e passe somente no couro cabeludo, massageie suavemente e a espuma pode ser passada no comprimento para as pontas, enxágue bem, não é necessário repetir.

  • Importante: não passe shampoo diretamente no comprimento dos fios pois pode levar ao ressecamento.

Hidratar: somente o condicionador é suficiente para passar em todos os tipos de cabelos até mais ou menos a idade de 5 anos. Após o enxágue do shampoo, tire o excesso de água apertando levemente com as mãos, aplique o condicionador do comprimento para as pontas, evitar a raiz. Deixe agir por alguns minutos, enxágue bem, não deixe produto no cabelo pois pode ressecar ou pesar nos fios.

Pentear: para pentear escolha um pente ou escova adequado para cada tipo de cabelo, para evitar de quebrar ou embaraçar. Se o cabelo tiver embaraçado utilize um creme de pentear para facilitar. Há creme de pentear que pode ser usado da raiz até as pontas e outros somente nas pontas. É importante esse detalhe para não deixar o cabelo com aspecto de sujo. Para os cabelos cacheados o creme de pentear vai facilitar muito e ainda evitar a quebra dos fios.

  • Importante: evitar ficar passando creme de pentear nos cabelos secos todos os dias, pois o acúmulo de resíduos (mesmo que seja produto mais natural) deixa o cabelo mais ressecado e sujo.
Uma menina de cabelo castanho e curto com espuma na cabeça.

Frequência de lavagem

Pode lavar todos os dias?

Não há contraindicações em lavar os cabelos todos os dias, vai depender da necessidade e do clima. Em dias mais quentes, na maioria das vezes é necessário lavar todos os dias, pois o suor deixa o couro cabeludo sujo e os fios ressecados. Em dias mais frescos ou frio, não precisa ser todo dia, pois o cabelo não suja tanto e a água morna tende a ressecar os fios.

  • Importante: não dormir com os cabelos molhados, em dias frios recomenda-se lavar em horários mais quentes.

Proteção contra raios solares

É necessário proteger os cabelos das meninas durante a exposição ao sol?

Sim, é sempre necessário proteger não somente contra os raios solares mas também da água da piscina e do mar, pois esses causam ressecamento e desbotamento dos fios. O protetor solar pode ser o de adulto mesmo.

Pode passar secador e/ou chapinha?

Primeiro tem que respeitar a sensibilidade da criança, depois, utilizar o secador somente em casos de necessidade de secar a cabelo rapidamente, pois como os fios são mais sensíveis, possivelmente o secador vai danificar os fios. A chapinha então nem se fala. É um aparelho que danifica muito os fios. Na minha opinião não deve usar chapinha nos cabelos das crianças, mesmo porque os cabelos cacheados ou ondulados são muito mais bonitos natural do que alisado.

Se precisar usar o secador passe um pouco de protetor térmico para essa finalidade.

Pode fazer hidratação?

A partir de três anos pode fazer hidratação mas somente com máscaras normais, sem química.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e suas dicas também.

Autor:

Sou casada, mãe de dois meninos lindos. Gosto de cuidar do meu bem estar, minha saúde, meus cabelos, minha pele e da maternidade. Sou formada em Pedagogia e pós graduada em Gestão e Orientação Escolar. No momento estou cursando Administração e atuando na área de marketing digital. Escrever um blog sempre foi meu objetivo, desde a faculdade de pedagogia. Agora estou colocando esse plano em prática.

Um comentário em “Cabelo de menina: como lavar e cuidar

Deixe uma resposta