Publicado em Beleza, Bem Estar, Cuidados com a pele, Maquiagem, Mulher

Limpar, tonificar e hidratar a pele antes da maquiagem

Uma make linda e que dura o dia todo é tudo o que queremos. Porém, para isso, é necessário primeiro cuidar da pele. Eu mesmo já passei por essa experiência: fiz uma maquiagem sem os cuidados necessários antes e depois fiz uma maquiagem com os cuidados necessários. A diferença é grande. 

Neste post trago os cuidados básicos e necessários para você ficar com a maquiagem linda, natural, sem craquelar, e outras vantagens.

A imagem mostra um rosto de mulher sendo lavado.

Antes de qualquer produto de maquiagem, os cuidados diários com a pele do rosto são os primeiros passos para conquistar a maquiagem perfeita. A rotina de beleza inclui limpeza, tonificação, hidratação e, por fim, proteção. Confira as dicas para garantir uma pele bem-cuidada e a maquiagem que dura mais.

  • Limpar

O primeiro passo é a limpeza usando um sabonete próprio para o rosto. Para cada tipo de pele há um sabonete específico. Existe a pele oleosa, mista e seca.

Para a pele oleosa ou mista o ideal é usar um sabonete que não retire as barreiras naturais do rosto, evitando o efeito rebote que é a produção a mais de oleosidade para compensar o excesso de retirada.

Para a pele seca o ideal é usar um sabonete hidratante para não deixar a pele ressecada e repuxando.

Outra dica muito importante é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, sempre com água fria.

  • Tonificar

A segunda etapa da rotina é tonificar a pele, para eliminar as toxinas, equilibrar o pH e potencializar os efeitos dos produtos seguintes, sejam eles antissinais ou hidratantes.

Os tônicos também são específicos para cada tipo de pele e, para esse produto também vale as dicas acima.

Para tonificar a pele, após a limpeza, use um algodão e espalhe no rosto e no pescoço. Não precisa enxaguar, mas aguarde alguns minutinhos antes de seguir para o próximo produto. Isso dá o tempo para a pele absorver e garantir a eficácia dos ativos.

  • Hidratar

Esse é o terceiro passo independente do tipo de pele. Tanto a pele seca quanto a pele mista ou oleosa precisam de hidratação. Cada pele também pede um hidratante específico. Para a pele mista ou oleosa por exemplo, os hidratantes tem a proposta de deixá-la sequinha, o chamado efeito mate.

A hidratação vai levar água e vitaminas essenciais para a pele, garantindo a eficácia da maquiagem.

  • Proteger

A proteção é o último passo e também muito importante. O protetor solar deve ser usado todos os dias, mesmo em dias nublados ou chuvosos. O protetor solar usamos depois do hidratante  e ele evita que a pele fique manchada, avermelhada e até ressecada, prejudicando a pele.

Assim como os outros produtos da sua rotina, o protetor também deve seguir as necessidades do seu tipo de pele.

 

A imagem mostra uma mulher passando tonico facial no rosto.
  • Importante dica

Antes de dormir devemos retirar toda a maquiagem usando um demaquilante e proceder com a limpeza e hidratação da pele também. 

Uma rotina de cuidados e limpeza com a pele é indispensável para a saúde da pele.

Deixe um comentário e fale também sobre suas dicas.

Abaixo imagens de alguns produtos citados que podemos usar nessa rotina.

Espuma de limpeza Chronos.
Espuma de limpeza Chronos
Agua micelar purificante Chronos.
Agua micelar purificante Chronos
Sabonete Gel limpeza profunda Chronos
Sabonete Gel limpeza profunda Chronos
Tônico detox adstringente chronos
Tônico detox adstringente chronos

Leia também:

Limpeza facial caseira: benefícios e passo a passo

 

Autor:

Sou casada, mãe de dois meninos lindos. Gosto de cuidar do meu bem estar, minha saúde, meus cabelos, minha pele e da maternidade. Sou formada em Pedagogia e pós graduada em Gestão e Orientação Escolar. No momento estou cursando Administração e atuando na área de marketing digital. Escrever um blog sempre foi meu objetivo, desde a faculdade de pedagogia. Agora estou colocando esse plano em prática.

Deixe uma resposta